PL de Claudia Lelis institui Monte do Carmo como referência nacional na produção de tilápia

Por Fátima Miranda
02/08/2023 15h00 - Publicado há 9 meses
Monte do Carmo se torna referência na produção de tilápia
Monte do Carmo se torna referência na produção de tilápia
Divulgação / HD

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira, 1º de agosto, Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Claudia Lelis (PV), que institui a cidade de Monte do Carmo como centro de referência nacional na produção de tilápia. O projeto segue agora para sanção do governo do Tocantins.

O centro de melhoramento genético da empresa GenoMar, inaugurado em Monte do Carmo em outubro de 2022, é um grande trunfo para a indústria da tilápia no Brasil e América Latina que impede a entrada de doenças importadas de outros países, além de acelerar a produção de genética com qualidade para os produtores tocantinenses.

Para a deputada pevista, a instalação do empreendimento mostra o potencial do Estado com uma localização estratégica pronta para o crescimento da piscicultura, o que gera renda, emprego e oferece espaço para a industrialização, além de colocar a cidade de Monte do Carmo em destaque nacional na produção e melhoramento da espécie de tilápia produzida na região. "Por isso defendi que Monte do Carmo se torne referência na produção nacional”, afirmou Claudia Lelis.

Centro de Reprodução e Melhoramento Genético

O centro construído no Tocantins irá fornecer genética para todo o país, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar de forma sustentável e responsável. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição. O empreendimento conta com uma estrutura moderna, inovadora e rigorosa sobre os aspectos sanitários e de biosseguridade.

Capacidade de Produção

O Tocantins possui uma cadeia produtiva da piscicultura em estruturação. São mais de um mil produtores distribuídos em 117 municípios em uma área estimada de 2.775 hectares de lâmina d’água. A cadeia de produção de alevinos do Estado é estruturada com 13 empresas produtoras de alevinos e formas jovens de espécies nativas e tilápia, distribuídas, principalmente, na região centro-sul e sudoeste.

Além disso, o Estado tem em funcionamento dois frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) junto com outras duas plantas frigoríficas com SIE (Serviço Estadual de Inspeção). A única fábrica de ração para peixes do Estado fica localizada na região de Tocantinópolis e comercializa seu produto internamente e em mais 12 estados brasileiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS