Deputado Gipão destaca atividades parlamentares do primeiro semestre de 2023

Por Ascom / Gipão
26/07/2023 17h45 - Publicado há 9 meses
12 projetos de lei, 1 projeto de resolução e 26 requerimentos, visando melhorias para a população.
Euipe de mídia da Aleto / HD

Gipão (PL) aproveitou o recesso parlamentar para destacar as propostas, atividades e ações realizadas no primeiro semestre de 2023, em seu primeiro mandato de deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Tocantins. Neste período, o parlamentar apresentou 12 projetos de lei, 1 projeto de resolução e 26 requerimentos, todos visando melhorias para a população tocantinense nas áreas de educação, infraestrutura e segurança pública.

“Estou cumprindo esse desafio com dedicação, focando na minha missão de trabalhar pelo povo tocantinense de uma forma diferente: próximo das pessoas. Nossos projetos são frutos de uma escuta atenciosa das demandas da população. Junto com minha equipe, estou me esforçando para adotar novos procedimentos e ter um rendimento maior e qualitativo, na tentativa de propor projetos de lei que garantam os direitos suprimidos da nossa gente", disse o parlamentar.

Principais proposituras

Educação

Visando o combate à violência no ambiente escolar, Gipão apresentou 3 propostas: uma de curto prazo, para a implantação de porta giratória com detector de metal em todas as unidades de ensino da Rede Estadual de Educação; outra, de médio e longo prazo, para que seja desenvolvido um Programa de Orientação Psicológica aos alunos, em parceria com universidades públicas e privadas do estado; e mais uma, de médio prazo, com o objetivo de capacitar e treinar profissionais da educação, da saúde e da segurança pública, para que possam identificarde sinais de abuso contra crianças e adolescentes.

Segurança Pública

Com intuito de gerar mais segurança e agilidade ao Sistema de Segurança Pública do estado e ainda resguardar a vida dos escrivães de polícia, Gipão apresentou o Projeto de Lei para que pagamentos de fiança sejam realizados via Pix.

Portadores de necessidades especiais

O deputado também é autor do PL que propõe aumentar o valor de isenção do ICMS sobre os veículos para pessoas com deficiência, no Tocantins, de R$70,000,00 para R$110,000,00.

Infraestrutura

Nesses primeiros meses do ano, Gipão percorreu diversas regiões do estado e pediu urgência na recuperação de rodovias e estradas que dão acesso a destinos turísticos no Tocantins. Todas as solicitações do deputado foram encaminhadas para a Ageto (Agência Tocantinense de Transportes e Obras).

O deputado ainda solicitou a construção de uma ponte na zona rural de Aragominas, para interligar a cidade aos vários assentamentos, no sentido de diminuir a distância entre munícipes que vivem na região. Após o pedido, uma equipe do governo já estuda a viabilidade da obra.

Entre os requerimentos também destaca-se o pedido de empenho ao Governo do Estado para a construção de um anel viário, ligando o Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara) ao entroncamento de Babaçulândia. O objetivo é diminuir o trafego de veículos pesados no perímetro urbano de Araguaína.

As atividades parlamentares serão retomadas no início de agosto, na Aleto.