Deputados prestigiam posse do novo presidente do TRE Tocantins, João Rigo

06/07/2023 13h07 - Publicado há 10 meses
Amélio Cayres representou o Legislativo na solenidade
Sílvio Santos / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), representou os demais parlamentares na mesa da sessão solene que empossou os juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, para o biênio 2023-2025: a juíza Silvana Maria Parfieniuk e o desembargador João Rigo Guimarães, eleito novo presidente da Corte.

Eleito por aclamação, João Rigo destacou a satisfação ao assumir o cargo, sem esquecer a responsabilidade que requer a nova missão à frente da presidência do órgão. Anunciou a possibilidade de ampliação do Tribunal e o compromisso de direcionar especial atenção às pessoas vulneráveis, sem acesso às informações.

“Vamos ter foco direcionado para os indígenas e para as comunidades quilombolas. Nosso trabalho tem como objetivo fortalecer a democracia, o estado de direito, mais publicidade e transparência. Vamos realizar uma gestão exitosa”, resumiu.

Amélio Cayres elogiou a escolha dos membros da mesa diretora do Tribunal e disse confiar na atuação dos novos representantes. “Temos certeza de que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins estará bem representado e fará um brilhante trabalho à frente da missão que lhe compete, especialmente diante das eleições estaduais", disse.

Na eleição da Mesa Diretora, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto (então presidente na gestão 2021-2023) foi eleito, por aclamação, à vice-presidência. Antes de tomar posse no novo cargo, ele fez um balanço das ações desenvolvidas na sua gestão, destacando o diálogo, transparência e eficiência como compromissos predominantes no seu mandato de presidente.

Presenças

O evento foi na tarde desta segunda, 3, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. Contou com a presença dos deputados Aldair Costa, Gipão, (PL); Eduardo Mantoan (PSDB); Olyntho Neto (Republicanos); Professora Janad Valcari (PL), Luciano Oliveira (PSD); Vanda Monteiro (UB); Professor Júnior Geo (PSC), Marcus Marcelo (PL) e Claudia Lelis (PV), além de juízes membros da Corte, procuradores, do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), deputados federais, prefeitos e outras autoridades.