UPM, Unitins e Universidade de Buenos Aires assinam Convênio de Cooperação para intercâmbio

Por Terciany Lima
23/06/2023 14h34 - Publicado há 10 meses
O Convênio vai garantir a parceria entre as universidades.
Dicom / HD

O presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul – UPM, deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) juntamente com representantes da UMP e a vice reitora da Universidade Estadual de Tocantins - Unitins, Darlene Castro, assinaram um Termo de Convênio de Cooperação Institucional entre a UPM a Universidade Estadual de Tocantins -UNITINS e a Universidade de Buenos Aires.

O Convênio de Cooperação foi assinado entre ambas instituições de ensino superior, por meio da UPM, na manhã desta quinta-feira, dia 22, na Universidade de Buenos Aires, Argentina.

De acordo com o presidente da UPM, deputado estadual Valdemar Júnior, o convênio tem como objetivo “promover um intercâmbio acadêmico entre as instituições de ensino superior, garantindo a troca de conhecimento cultural, científico e tecnológico”.

A Vice-reitora Darlene Castro, destacou que o convênio entre as Universidades, trará benefícios para o Tocantins. “Agradecemos ao presidente União de Parlamentares deputado Valdemar Júnior pela interlocução que propiciou essa parceria, que vai ampliar a troca de conhecimento entre ambas instituições, facilitando o acesso aos serviços acadêmicos, científicos, tecnológicos e culturais aos professores, graduados, estudantes e pessoal técnico-administrativo”, ressaltou.

O convênio que terá a duração de cinco anos a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado por mais cinco, vai garantir a parceria entre as universidades fazendo com que as instituições promovam a coordenação de programas de cooperação e assistência mútua para a execução conjunta e coordenada de projetos de pesquisa, assistência técnica, consultoria, capacitação e/ou serviços nas áreas de interesse comum e investimento financeiro em projetos, extensão universitária, intercâmbios nas áreas educacional, cultural, científica, tecnológica e social, em benefício de ambas as instituições e suas comunidades.

Participaram do ato de assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Institucional o presidente da UPM deputado Valdemar Júnior, a vice-reitora da Unitins professora Darlene Castro, o vice-presidente da UPM deputado estadual  Welington do Curso,  tesoureiro geral da UPM deputado estadual Gutierres Torquato (PDT), a secretaria acadêmica da UPM professora Liliana Bertoni, o vice-presidente da UPM pela Argentina, senador da província de Buenos Aires, Alejandro Cellillo, o Diretor Administrativo da UPM Germán Lopez, o diretor de articulação política  da UPM Flavio Monteiro e outras autoridades