Valdemar é eleito presidente da UPM e promete intercâmbio com universidades da Argentina

Por Maisa Medeiros
22/05/2023 21h37 - Publicado há 11 meses
Nova diretoria foi definida na tarde desta quarta-feira, 17
Koró Rocha / HD

O deputado Valdemar Júnior (Republicanos) foi eleito presidente da UPM (União de Parlamentares Sul–Americanos e do Mercosul) em Assembleia Geral Eletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa. A eleição da Diretoria Executiva da entidade encerrou a programação dos trabalhos da Assembleia Geral dos parlamentares da UPM, em Palmas.

Os deputados Olyntho Neto (Republicanos), Gutierrez Torquato (PDT) e Claudia Lelis (PV) foram eleitos para cargos na executiva. Também foram escolhidos os cargos de vice-presidente dos representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile e os demais membros da Diretoria e Conselhos dos cinco paises membros.

Dos representantes do Brasil foram eleitos os dois vice-presidentes, os parlamentares Wellignton do Curso, do Maranhão e Clóvis Ferraz, da Bahia. O deputado Olyntho Neto será o primeiro-secretário e Gutierrez Torquato, tesoureiro-geral, Georgeo Passos, de Sergipe é o primeiro - tesoureiro e Kennedy Nunes, de Santa Catarina foi eleito presidente do Conselho Deliberativo.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também volta a integrar a UPM, agora como presidente do Conselho Consultivo e a deputada Claudia Lelis vai ficar à frente da Comissão de Turismo, será a nova presidente do Fórum e Luciano Henning presidirá o Fórum de Meio Ambiente.

A passagem de cargo da nova Diretoria Executiva será realizada no próximo dia 8 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Os eleitos ficam no cargo por dois anos. Para o ex-presidente da UPM, senador da Argentina, Alejandro Cellillo, a UPM ganhou  novo impulso em suas atividades e maior interação com os representantes nos últimos anos.

“Tudo vai bem quando se trabalha em harmonia com os cinco países, o que é fundamental. A UPM se fortaleceu nas últimas assembleias em Buenos Aires e agora no Tocantins, pois os membros não estão preocupados com os cargos mas todos trabalham com igualdade e gana para contribuir com a unidade e integração para avançar nas políticas econômicas e sociais desses países. Tenho satisfação de deixar a liderança da UPM com Valdemar e sei que trabalhando juntos vamos fazer o melhor",  destacou.

Já o presidente eleito, Valdemar Júnior, anunciou que entre seus projetos para a nova gestão estão o fortalecimento da participação brasileira, a inclusão de novos países no debate e a criação de intercâmbio entre as faculdades do Tocantins e da Argentina.

Parceria

“Vamos fazer uma parceria com a Unitins e a UPM  para promover troca de experiência e conhecimento entre as universidades desses países, acredito que será um bom acordo para ambas as partes pois a Argentina tem uma riqueza cultural muito grande e a Unitins é uma universidade que deu certo, espalhou pólos em todo o estado para facilitar o acesso à quem precisa de ensino superior", frisou o deputado.

Planos

“Vamos compartilhar responsabilidades, ouvir os membros do Mercosul, principalmente aqueles companheiros que tem experiência e já vem desenvolvendo um bom trabalho em seus mandatos e colocar em pauta para discussão os temas coletivos importantes para nossos povos" estacou o novo presidente.

Tocantins

“A UPM faz parte do Tocantins e pretendemos colocar o nosso Estado no centro das discussões com os países da América do Sul, vamos levar os problemas e encontrar as soluções, convidar outros países para o debate, para encurtar as distância entre eles e promover a integração.”

Diretoria Executiva

Valdemar Júnior - Presidente