Deputado Moisemar sugere que a ATS assuma serviços de água e esgoto em Itaguatins

Por Rubens Gonçalves
16/05/2023 09h20 - Publicado há 1 ano
Tratamento de água e esgoto em Itaguatins foi debatido em audiência pública
Koró Rocha / HD

O deputado Moisemar Marinho (PSB) propôs que a Agência Tocantinense Saneamento (ATS) assuma os serviços de tratamento de água e esgoto de Itaguatins. A sugestão foi feita durante uma audiência pública, organizada a seu pedido, que aconteceu na noite de quinta-feira, 11 de maio, no Salão Paroquial da cidade.

Segundo a proposta, o contrato com a Hidroforte Saneamento, atualmente responsável pelo serviço, seria interrompido por meio de uma lei municipal. A minuta desta lei foi apresentada pela assessoria jurídica do gabinete do deputado.

Após a suspensão do contrato, a ATS assumiria imediatamente o serviço, eliminando a taxa de esgoto, atualmente cobrada em 80% do valor da conta de água.

Moisemar enfatizou que o objetivo da audiência pública não foi encontrar culpados, mas sim ouvir as partes envolvidas, como a Câmara Municipal, a prefeitura e a comunidade, em busca de soluções para os problemas enfrentados pelos moradores de Itaguatins.

Análise e reclamações

Durante o debate, o gabinete do parlamentar apresentou uma análise da qualidade da água fornecida aos residentes da cidade, que revelou sua inadequação para consumo humano devido a altos níveis de salito e outros resíduos.

A audiência pública atendeu ao pedido da comunidade para discutir as questões com a empresa concessionária e os órgãos reguladores responsáveis.

Os depoimentos dos moradores foram documentados e registrados em vídeo, produzidos pelo gabinete do deputado e exibidos durante o evento.

Moisemar destacou que os habitantes de Itaguatins pagam por um serviço de baixa qualidade e enfrentam problemas na prestação dos serviços em várias áreas.

Apoio e participação

A proposta do deputado Moisemar recebeu apoio e endosso dos moradores, vereadores e autoridades locais presentes no evento.

O juiz de direito da cidade, Jeferson Ramos, destacou a importância da união de todos na busca por soluções e elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa.

Contribuições

Também contribuíram com o debate a prefeita Ivoneide Barreto; representantes da Segurança Pública, Ministério Público, ATS, Hidroforte; bem como vereadores e lideranças políticas locais e regionais.