Wiston Gomes apresenta anteprojeto que prevê a presença de fisioterapeutas 24h nas UTIs

Por Ascom Dep. Wiston Gomes
10/05/2023 17h35 - Publicado há 1 ano
Deputado Wiston Gomes
Isis Oliveira / HD

O deputado estadual, Wiston Gomes, atendendo um pedido dos profissionais de fisioterapia do Estado e entidades como Sinfito, Asfito, Crefito 12, Assobrafir Tocantins, Fesserto e Força Sindical, apresentou um anteprojeto de Lei que prevê a presença de um profissional da fisioterapia, nas Unidades Terapia Intensiva (UTI) do Tocantins, 24h por dia.

Estudos realizados demonstram que a presença dos fisioterapeutas em regime integral é crucial para à redução do tempo de ventilação mecânica, permanência do paciente na unidade hospitalar, além da redução dos custos hospitalares. No mesmo sentido este foi o posicionamento da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, através do Parecer nº. 001/2013.

O deputado explica que o Governo do Estado já cumpre esta orientação, nos hospitais públicos.

“O Governo do Tocantins já implantou a assistência fisioterapêutica 24h por dia nas UTIS dos hospitais públicos do Estado, queremos agora garantir este serviço, por força de lei, para que ele seja seguido também nas unidades particulares, garantindo assim mais segurança aos pacientes”, pontuou Wiston Gomes.

O presidente da Fesserto e Força Sindical, Carlos Augusto Melo de Oliveira, fez questão de agradecer o Deputado pelo apoio.

“Agradecemos ao Deputado Wiston por prontamente atender demanda de nossas entidades, em uma situação que irá melhorar a saúde de todos os Tocantinenses”, disse.

Já é lei em outros Estados

Outros estados já implantaram o serviço de fisioterapia durante 24 horas, como Amazonas (Lei nº 5.340/2020), Rio de Janeiro (Lei nº 8.958/2020), Rondônia (Lei nº 4.875/2020) e Piauí (Lei nº 7.235/2019) através de legislação estadual.