Marcus Marcelo visita moradores do Mato Verde e reforça Região Metropolitana de Araguaína

Por Thatiane Cunha
08/05/2023 17h01 - Publicado há 1 ano
“Irei visitar os prefeitos para que possa buscar integração e pautar os problemas da região
Alexandre Hilbert/Ascom / HD

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) visitou nesse domingo, 7, moradores da Região do Córrego Mato Verde, a qual faz parte os municípios de Araguaína, Babaçulândia e Wanderlândia. A convite da associação comunitária, o parlamentar esteve no encontro em uma chácara e prestou contas dos requerimentos apresentados para o desenvolvimento da região, como a pavimentação da TO-243 e o estudo de viabilidade para a criação da Região Metropolitana de Araguaína.

“Está na hora de trabalharmos juntos. Não dá mais pra pegar uma vicinal e dizer que não é responsabilidade minha, é do prefeito tal. Quando aperta nessa região, vai pra onde? E não estou falando só de estrada não, estou falando de educação, saúde... E daí a importância da Região Metropolitana de Araguaína”, afirmou o deputado.

Marcus Marcelo também reforçou o empenho para que suas pautas saiam do papel. “Irei visitar todos os prefeitos para que a gente possa buscar um caminho de integração, de união e pautar os problemas dessa região”.

Estiverem presentes no encontro os vereadores de Araguaína Luciano Santana, Wilson Carvalho, Gideon Soares, Soldado Alcivan e Zezé Cardoso, o suplente de vereador Wagner Enoque, o ex-prefeito de Babaçulândia Alcides Filho, além de líderes locais.

Esperança

A presidente da Associação Comunitária do Córrego Mato Verde, Verônica Tereza Carvalho, citou a dificuldade dos moradores e produtores da região para trafegar na região.

“Atoleiro com lama e atoleiro com areia e constantemente com problemas. Mandam as máquinas e só resolve naquele momento, porque a região é de areia, se não fizer um cascalhamento bem feito, vai continuar, já que é uma região de grande tráfego, onde tem muitos produtores de leite, hortaliças e outras. Esperamos que chegue ao governador e ele se sensibilize pra que seja feito o cascalhamento o mais rápido possível, já que sabemos que a pavimentação não poderá ser feita este ano”, contou a presidente.

Verônica assegurou que a presença do deputado deu novo ânimo à comunidade. “O apoio do deputado nos fortalece. Na lida desta estrada, é a primeira vez que temos um deputado numa região nos apoiando, tudo isso dá uma esperança, porque até então só promessas e estamos falando de uma TO centenária e até hoje encontra-se na mesma situação”.

Mais políticas públicas

O pequeno produtor da região dos condomínios Vaca Morta, Encontro das Águas e adjacências, major Gilson Machado, avaliou o encontro como positivo para ampliação das políticas públicas a mais de mil chacareiros e pequenos produtores.

“A cada dia estamos reunindo com mais força e com a chegada do apoio do deputado Marcus Marcelo e os políticos da região, acreditamos que dessa vez será resolvido não só o asfalto, mas as outras políticas públicas, como facilitar o acesso às viaturas de socorro e segurança, patrulhas rurais, ambientais e rodoviária, que geram segurança pública”, declarou o major.

Ele faz parte da comissão que irá a Palmas para solicitar a ampliação do apoio dos representantes para a região. “Juntos seremos fortes! Quem não procura seus direitos não é merecedor deles”.

Requerimentos

O requerimento nº 109, em caráter de urgência, pede a pavimentação da TO-243, que liga Araguaína ao Povoado Mato Verde, e foi apresentado pelo deputado e aprovado na Assembleia Legislativa em fevereiro.

Já o requerimento nº 659, que solicita o levantamento da viabilidade jurídica para efetivação da Região Metropolitana, abrange 16 municípios da região norte do Tocantins, que têm influência de Araguaína em diversas áreas, como saúde e educação. Marcus Marcelo apresentou o requerimento no último dia 26 de abril.