Servidores da Aleto fazem doação à Casa de Marta em comemoração ao Dia das Mães

09/05/2023 16h33 - Publicado há 1 ano
Entrega contou com a presença do presidente da Casa, Amélio Cayres
Isis Oliveira / HD

Os servidores da Assembleia do Estado do Tocantins (Aleto) fizeram uma campanha de doação de produtos para o Projeto Casa de Marta, que desenvolve ações de promoção de saúde e defesa de direitos humanos a adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social e/ou vítimas de violência sexual. Os produtos adquiridos foram entregues na manhã desta segunda-feira, 08, na sede desta Casa de Leis.

Os representantes do Projeto Casa de Marta, diácono Antônio Oliveira (diretor financeiro da Ação Social Arquidiocesana de Palmas),  e a assistente social Naira Soares receberam as doações das mãos da esposa do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), dona Geneci Almeida, e da presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Asleto), Núbia Frazão.

Acompanharam a entrega os deputados Amélio Cayres, Professora Janadi Valcari, Winston Gomes e Luciano Oliveira, as esposas dos deputados Jair Farias, dona Teresa Farias, e Leo Barbosa, dona Aline Barbosa.

Durante o evento, o presidente da Aleto disse que há uma preocupação da Casa com o social. “A Assembleia Legislativa do Tocantins é uma casa que acolhe as mães vulneráveis, que precisam de apoio. Eu fico muito feliz de poder contribuir com mais esse gesto de apoio, que, sem dúvidas, vai ser de grade valia para todas as mães beneficiadas com a iniciativa de dona Geneci e as servidoras e servidores da Casa”.

A presidente da Asleto, Núbia Frazão, disse que “hoje é dia para agradecer, tanto pelo evento em homenagem às mães como pela vida e privilégio de sermos mães. Todas nós somos muito privilegiadas [por serem mães]. Somos mães de coração também, somos mães quando adotamos, somos mães quando amamos. Portanto, vamos louvar a Deus e agradecer pela vida”.

Um sorteio de brindes, também doados, entre as mães participantes da comemoração, animou o momento de confraternização.

Casa de Marta

O Projeto Casa de Marta desenvolve ações de promoção de saúde e defesa de direitos humanos a adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social e/ou vítimas de violência sexual, tendo como mantenedora a Ação Social Arquidiocesana de Palmas - ASAP.

O objetivo do projeto é orientar e acompanhar as mães adolescentes, promovendo o fortalecimento dos laços familiares, desenvolvimento do protagonismo e melhora da autoestima.

Na Casa de Marta as adolescentes são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social e pedagoga. As adolescentes recebem orientação sobre os cuidados com a saúde durante a gestação, cuidados com o bebê, participam de espaços de diálogos e formação.

Atividades oferecidas

Oficina de cuidados com o bebê;

Orientação sexual;

Saúde da Gestante e Alimentação saudável;