Maiores municípios do Estado poderão receber laboratórios agropecuários

Por Elpidio Lopes
05/05/2023 08h55 - Publicado há 1 ano
A matéria foi proposta pelo deputado Luciano Oliveira
A matéria foi proposta pelo deputado Luciano Oliveira
Clayton Cristus / HD

Requerido pelo deputado Luciano Oliveira (PSD) a criação de laboratórios agropecuário para Palmas Araguaína e Gurupi. As referidas reivindicações, bem como dezenas de outras solicitações, foram aprovadas pelos legisladores estaduais na sessão matutina desta terça-feira, 2.

Luciano considera essencial que a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) tenha laboratórios agropecuários localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi. Segundo ele, isso se dá em razão da inexistência de estabelecimentos dessa natureza, credenciados no Estado, sendo que as implantações nas cidades polos atenderão as regiões central, norte e sul do Tocantins.

De acordo com o requerente, os laboratórios servirão para diagnósticos de doenças controladas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, como mormo e anemia infecciosa equina.

“O laboratório agropecuário irá beneficiar o produtor rural, que contará com um serviço de qualidade e respaldo internacional, além de uma economia significativa, uma vez que os exames poderão ser realizados com um custo abaixo do mercado”, justifica Luciano.

Segundo o parlamentar, as unidades com os mesmos serviços mais próximas são em São Luís (MA) e Brasília (DF). “Portanto, ter um laboratório credenciado e próprio do Estado facilitará a logística, diminuirá custos e reduzirá o tempo de espera pelos resultados dos exames, e isso é fundamental para o produtor rural”, assegura Oliveira.

Luciano também solicitou ao Ruraltins reparo e aquisição de novos veículos para compor a frota do órgão nos 139 munícipios do Tocantins.

Já o deputado Aldair Costa Gipão (PL) pediu envio de Moção de Aplausos ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campos de Palmas, pelo seu aniversário de 20 anos.

Entre os pedidos do deputado Eduardo Fortes (PSD) está a criação e registro da Frente Parlamentar dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Marcos Marcelo (PL) solicitou ao Executivo, no âmbito da Secretaria Estadual da Cultura, estudo de viabilidade econômica para a criação de programa de incentivo à cultura e subsídio de artistas estaduais.

A deputada Professora Janad Valcari (PL) requereu do Governo estadual estudos que viabilizem a implantação de um hospital estadual de emergência e traumas na esfera do Estado do Tocantins.

Wiston Gomes (PSD) também cobrou ao Executivo e ao Comando-Geral da Polícia Militar a implantação do projeto “Escolinha de Trânsito Patrulheiro Mirim”, nos municípios da região do Bico do Papagaio.