Presidente da Aleto parabeniza criação do Programa de Fortalecimento da Educação pelo Governo

Por Lauane dos Santos
26/04/2023 09h27 - Publicado há 1 ano
As autoridades se comprometeram a colaborar com a implementação do PROFE nos municípios.
Amanda Machado / HD

Com foco na qualidade do ensino tocantinense, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou o lançamento do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), na tarde desta terça-feira, 25, no Palácio Araguaia. Além do chefe do Legislativo, mais 11 parlamentares da Casa também acompanharam a solenidade com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Sob comando da Secretaria de Estado da Educação, representada no evento pelo gestor da Pasta, Fábio Vaz, o PROFE é uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado, sendo considerado pelo Governo o maior programa de educação já implementado no Tocantins. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 350 mil estudantes.

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que as ações ocorrerão a partir de parcerias entre o Estado, por meio da Rede Estadual de Educação, e os 139 municípios, com as secretarias municipais. “Nós buscamos melhorar a educação dos filhos tocantinenses e, para isso, precisamos de integração com municípios porque a educação é continuada, começando nas séries iniciais, até a universidade. Então, estamos fazendo essa integração para melhorar a qualidade do ensino e nossos indicadores”, enfatizou.

“Esse programa vem ao encontro com tudo aquilo que o governador Wanderlei Barbosa se comprometeu durante as caminhadas públicas em campanha: colaborar com os municípios, cuidar das escolas, recuperar os passivos, melhorar as estradas e a segurança da população. Fico feliz em pertencer a este Governo e ver de perto a diferença que esta gestão está fazendo no dia a dia do povo”, destacou Amélio Cayres.

Em sua fala, o presidente da Casa de Leis também enfatizou a importância do PROFE e reiterou seus pedidos em prol da expansão do ensino superior a todos os cantos do Tocantins.

“Digo também que nunca vi um programa que pudesse ajudar tanto os municípios como este lançado hoje junto com os prefeitos e sei que mudará a vida dos estudantes e profissionais da educação, mas precisamos avançar ainda mais, levando cursos de ensino superior para os 139 municípios, pois não justifica o aluno pegar ônibus todo dia para viajar por 50 ou 100 quilômetros até uma faculdade”, requereu o parlamentar, evidenciando ainda pedidos referentes a salários dos secretários escolares e outras demandas de profissionais da área.

Eixos

O Programa atuará para direcionar os recursos educacionais com foco nos eixos: infraestrutura; educação tecnológica; valorização dos profissionais; aprendizagem; educação inclusiva; PROFE nos municípios; capacitação de professores e desporto e cultura, além da instituição de uma Bolsa Permanência para estudantes do 9° ano e do ensino médio de tempo integral.

Na ocasião, o chefe do Executivo também anunciou uma série de incentivos concedidos aos profissionais da educação, como reajuste salarial, gratificações  e data-base, além da distribuição de 13 mil chromebooks para os alunos e mais notebooks para professores das escolas de fomento, construção de escolas e reformas.

A solenidade contou com a presença dos deputados Gutierrez Torquato, Leo Barbosa, Janad Valcari, Marcus Marcelo, Eduardo Fortes, Claudia Lelis, Jair Farias, Luciano Oliveira, Junior Geo, Vanda Monteiro e Winston Gomes, bem como o deputado federal Ricardo Ayres, prefeitos, vereadores, secretários estaduais, diretores regionais da Educação, presidentes de entidades e profissionais da educação.