Claudia Lelis destaca desenvolvimento sustentável e parceria com setor produtivo

Por Fátima Miranda
22/03/2023 12h54 - Publicado há 1 ano
Semana da água
Divulgação / HD

Meio ambiente e agronegócio precisam e devem caminhar juntos em benefício da preservação dos nossos recursos naturais

Durante a abertura da 13ª Semana Estadual da Água do Tocantins, em celebração ao Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira, 22, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)a deputada Claudia Lelis (PV), representou a Assembleia Legislativa, no auditório do Tribunal de Contas do Estado a partir das 8h. A programação acontece até quinta-feira,23, com o encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins.

A parlamentar pevista reforçou que se não houver conscientização e preservação desse recurso natural daqui há alguns anos não estaremos aqui celebrando essa data. “É fundamental que possamos debater, discutir, assinar decretos e delimitar metas quando falamos sobre o uso consciente da água”, afirmou Claudia.

Recuperação das nascentes

Claudia Lelis lembrou que o agronegócio não é predador, ele é fonte de geração de renda, emprego, coloca comida na mesa de todos nós. “Temos que ter o agronegócio como parceiro do meio ambiente, jamais como concorrente ou inimigo. Gosto sempre de deixar isso muito claro, não é porque sou do partido verde, que sou contra o agro. Precisamos trabalhar juntos e em benefício de um bem maior que a preservação dos nossos recursos naturais”, lembrou Lelis.

Claudia também destacou que vem trabalhando na conscientização, preservação e recuperação das nossas nascentes, assim como no incentivo ao turismo sustentável no estado. “ É urgente e necessário promover discussões sobre os temas relacionados à gestão das nossas águas com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação deste recurso tão essencial para a nossa sobrevivência. Por isso, hoje, o Governo dá um grande passo com a assinatura de decretos e termo de cooperação técnica para recuperação de áreas degradadas”, pontuou a parlamentar.

Descentralizar a gestão

Para o secretário da Semarh, Marcello Lelis, descentralizar a gestão através dos comitês de bacias é essencial e o Governo está avançando muito neste segmento. “ Os  decretos assinados, hoje, mostram decretos relevantes para a gestão dos recursos hídricos no Estado. Temos que promover discussões, capacitações e abrir um diálogo com a sociedade sobre os temas relacionados à gestão das nossas águas. Avançar na preservação de um bem finito e vital para todos nós. O Tocantins está avançando muito e iremos avançar muito mais', destacou o secretário Marcelo.

Decretos assinados

Foram assinados decretos governamentais que tratam do fortalecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado e que irão marcar a celebração do Dia Mundial da Água no Tocantins.
Para cobrança da água na Bacia Rio Formoso e da criação do Comitê de Bacia do Rio Palma, além do repasse de convênio entre a Semarh e o Consórcio Intermunicipal para gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI Lago) para apoio a estruturação e funcionamento dos cinco CBHs do Estado e do Termo de Cooperação Técnica entre a Semarh, o Comitê de Bacia do Lago de Palmas e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), para a implantação do quarto CRAD – Centro de Referência de Recuperação de Áreas Degradadas, em Palmas.