Em reunião, Valderez reforça desenvolvimento sustentável

Por Hugo Gross/ASCOM VCB
11/09/2019 16h48 - Publicado há 11 dias
Deputada Estadual Valderez Castelo Branco
Ulisses Holanda / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) realizou na manhã desta quarta-feira, 10, reunião com a Associação de Produtores Rurais do Sudoeste (APROEST) e diversas entidades. Na pauta, a apresentação dos avanços na estrutura da gestão hídrica e dos investimentos em segurança, além de informações sobre o sistema de produção agrícola na Bacia do Rio Formoso.

A agricultura na região se destaca na produção de arroz, semente de soja, melancia, feijão e outros cultivares em áreas de várzeas. Na oportunidade, a deputada Valderez Castelo Branco (Progressistas) reforçou os números apresentados pela Secretaria de Agricultura (SEAGRO), que apontam a região como a responsável por 88% do arroz e 70% do feijão produzidos no Tocantins, além de abastecer o Tocantins e outros sete estados brasileiros, com 67% das sementes de soja.

“Sou favorável à criação de um comitê gestor para que tenhamos uma força conjunta capaz de debater e buscar soluções técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. A Lagoa da Confusão é uma pedra preciosa e nós, deputados, temos que lutar por ela para gerar cada vez mais emprego e renda”, declarou.

Autoridades presentes

Estiveram presentes o presidente da APROEST, Cleuber Marques de Oliveira; o secretário estadual de Agricultura, Cesar Halum; deputados estaduais; o procurador geral do Estado, Nivair Vieira; a secretária de Infraestrutura, Juliana Passarin; o subsecretário de Infraestrutura, Sandro Bandeira; o secretário extraordinário de Políticas de Governo, Eduardo Bonagura; e o superintendente da APROEST, Wagner Milhomem.