Começa Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio

Por Glês Nascimento
10/09/2019 17h00 - Publicado há 12 dias
Começa hoje a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio; Luana Ribeiro é autora da
Começa hoje a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio; Luana Ribeiro é autora da
Dicom/AL / HD

Está na lei 3.440 de abril de 2019: anualmente, a semana do dia 10 de setembro - Dia mundial de Prevenção ao Suicídio - está instituída como a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio. A autoria do projeto que originou a lei é da deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB).

“É importante falar sobre o assunto porque, muitas vezes, com orientação, apoio e compreensão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a boa informação e buscar o tratamento adequado quando necessário”, destacou a deputada.

Durante a semana de prevenção, serão desenvolvidas atividades que visem promover a conscientização social sobre o suicídio e as formas de prevenção; estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas que pertençam à rede de prevenção e combate; difundir os conhecimentos científicos relacionados à prevenção e combate ao suicídio; avaliar e aprimorar as políticas públicas direcionadas à promoção da conscientização, prevenção e combate ao suicídio.

ALERTA - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 a 29 anos no mundo. No Tocantins, segundo informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram 912 notificações de violência autoprovocada em 2017; 1.288 em 2018 e 834 até agosto deste ano. Já os dados de suicídios: 115 em 2017, 118 em 2018 e 68 até agosto deste ano, em todo o Estado.

PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO AMARELO

Data/horário: Dia 10 (terça-feira), às 10h

Local: Sala de aula da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa

Palestrante: Vânia Lopes – Psicóloga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS