Luana Ribeiro comemora retomada dos serviços de radioterapia do HRA

Por Ascom Luana Ribeiro com informações SECOM/TO
13/08/2019 15h23 - Publicado há 6 dias
Luana comemora retorno do serviço de radioterapia
Luana comemora retorno do serviço de radioterapia
Dicom/AL / HD

A deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB)  comemorou a retomada dos serviços de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína (HRA), nesta terça-feira, 13. “O funcionamento da radioterapia é de extrema importância para os pacientes que precisam do tratamento. Excelente notícia para Araguaína”, disse Luana.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins,  os serviços da máquina de Radioterapia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) voltarão a funcionar a partir desta terça-feira, 13, conforme acordo firmado com a Justiça na última segunda-feira, 5, e em decisão publicada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos, da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique.

O atendimento havia sido interrompido ainda no ano de 2014, quando a máquina em funcionamento quebrou e precisou ser substituída por outra nova. Desde que assumiu a Gestão do Executivo estadual, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) priorizasse a instalação da nova máquina de radioterapia na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HRA (Unacon/HRA).

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois eles não necessitarão mais se deslocar até outro estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado.

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres, explicou que a instalação de uma nova máquina de radioterapia envolve muitas questões burocráticas e de segurança, já que para a instalação do equipamento foi necessário a ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar a máquina), contratação de profissionais especializados escassos no mercado como Físico em Medicina e médico radioterapeuta, autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além de técnicos vindos de fora do país para instalar o equipamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS