Aleto e Ministério Público Estadual avaliam manter e ampliar parcerias

08/02/2023 12h08 - Publicado há 1 ano
Visita institucional aconteceu na sede do MPE, em Palmas
Koró Rocha / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 6, com o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e membros da equipe da PGJ, quando avaliaram a possibilidade de manter e ampliar parcerias já existentes. O encontro ocorreu no gabinete do procurador-geral, na sede do MPE, em Palmas.

Durante a reunião, aventou-se a possibilidade de aumentar a parceria entre a Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Estado, que já existe com a produção de programa do MPE para veiculação mensal na TV Assembleia.

Foi sugerida na ocasião uma integração da Escola Superior da Magistratura com a Escola do Legislativo, que vem ofertando cursos preparatórios para vestibular e concurso, para a comunidade em geral, e de qualificação e aperfeiçoamento voltados aos servidores desta Casa de Leis e de câmaras municipais.

“A parceria com o Ministério Público do Estado é fundamental e necessária. Viemos de forma institucional para reforçar nossa parceria com o MPE, pois o objetivo é um só: trabalhar para dar qualidade de vida a todos os tocantinenses”, afirmou Amélio Cayres.

“Estamos no quarto mandato; nunca exercemos nenhum cargo na Mesa Diretora, mas sempre mantivemos uma boa relação institucional com todos os Poderes e instituições”, disse Cayres. “Já fomos relator do Orçamento por três ou quatro vezes, o que criou o vínculo de atender as demandas dos Poderes e das instituições. E agora não será diferente. Viemos nos colocar à disposição, pois já temos experiência nesse sentido. Precisamos também do apoio do MPE para nos ajudar a fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos”, acrescentou.

Promotores e procuradores presentes ressaltaram o apoio do deputado Amélio Cayres e do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres (irmão do presidente), ao sistema de Justiça na cidade e no Bico do Papagaio.

Para o procurador-geral de Justiça, a visita do presidente do Legislativo estadual demonstrou que as instituições e os Poderes estão trabalhando em harmonia. “O Ministério Público trabalha para a sociedade. A Assembleia Legislativa também, assim como os demais Poderes e as demais instituições. Essa harmonia, o trabalho em conjunto, respeitadas as atribuições e competências, é muito importante para o bem-estar de toda a sociedade, para o progresso do nosso Estado", disse Luciano Casaroti.

Presenças

Participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça, procurador José Demóstenes de Abreu; a procuradora Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que assume hoje a diretoria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público; o promotor de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; o chefe de Gabinete da PGJ; a diretora-geral da PGJ, Alayla Milhomem Costa; o assessor especial da PGJ, promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva; a procuradora de Justiça Ana Paula Catini, da Comissão de Assuntos Administrativos do MPE; o promotor de Justiça, Rodrigo Alves Barcelos, responsável pelo Núcleo de Inteligência de Segurança Institucional do MPE; o assessor especial da PGJ, promotor de Justiça Marcelo Sampaio; e o procurador de Justiça, José Maria da Silva, coordenador do órgão auxiliar do Meio Ambiente do MPE.

Acompanharam o presidente da Aleto o diretor-geral da Casa, Irisfran de Sousa Pereira; o diretor administrativo, Antônio Lopes Braga Júnior; e o procurador-geral da Aleto, Alcir Rainere Filho.