Sessão solene marca homenagem a jornalistas do Tocantins

Por Penaforte
16/04/2019 16h03 - Publicado há 4 anos
Cinco jornalistas foram homenageados este ano
Isis de Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10, sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista, transcorrido no último dia 7. Presidido pelo deputado Antônio Andrade (PHS), o evento contemplou cinco profissionais tocantinenses com placas comemorativas por suas trajetórias na mídia e assessorias de comunicação no Estado do Tocantins: Célia Bretas Tahan, assistente da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento; Élcio de Souza Mendes, assessor de imprensa do governo Mauro Carlesse (PHS); Jocyelma Santana, assessora da Procuradoria Geral do Estado; Wagner Quintanilha, radialista da emissora 105 FM; e Wesley Silas Barbosa da Cruz, editor da revista e do portal Atitude.

Presidente do Sindjor-TO, a jornalista Alessandra Barcelar fez o pronunciamento em nome da categoria. Segundo ela, os últimos tempos não têm sido fáceis para a profissão no Tocantins. “Vivemos um tempo de desconstrução, demissões e enxugamento dos postos de trabalho, além de vagas ocupadas por quem não têm habilitação técnica”. Para a jornalista, é imprescindível que a categoria esteja atenta em busca da valorização profissional e do conhecimento permanente.

Ela também cobrou o pagamento do piso da categoria, atualmente de R$ 2.467,84, defendeu o cumprimento da carga horária, a valorização de critérios técnicos para a contratação de profissionais, sejam públicos ou privados, mais vagas no concurso da Casa e a participação do sindicato na reestruturação da TV Assembleia. Ao final, agradeceu ao deputado Antônio Andrade a abertura de diálogos com a classe. “Com ele, estamos construindo um novo momento para a nossa categoria”, afirmou Alessandra.

Ainda fizeram uso da palavra a jornalista Jocyelma Santana, representando os homenageados, e os parlamentares Antônio Andrade, Cláudia Lelis (PV), Valderez Castelo Branco (PP), Luana Ribeiro (PSDB), Júnior Geo (PROS), Elenil da Penha e Valdemar Júnior (ambos do MDB). Eles destacaram a valorização do profissional e da imprensa, o papel do jornalista na democracia, assim como o apoio às reivindicações históricas da categoria.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo em homenagem à imprensa, com destaque para os assessores de comunicação dos gabinetes. O momento artístico ficou por conta das cantoras e jornalistas Cínthia Abreu e Leide Theófilo, acompanhadas do músico Anderson Camacho.

Histórico

A autora da proposta de homenagem, que neste ano contou com a parceria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor), é a ex-deputada estadual Solange Duailibe (PT). A data em que se comemora o Dia do Jornalista é sete de abril, em homenagem ao médico e jornalista brasileiro de origem italiana João Batista Líbero Badaró, assassinado na cidade de São Paulo em 1830 por inimigos políticos. (Penaforte Diaz)