Combate à violência e ampliação da assistência às mulheres são destacados em sessão solene

Por Maisa Medeiros
14/03/2019 13h51 - Publicado há 5 anos
Discussões aconteceram em sessão solene
Cleyton Cristus / HD

A sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher, foi marcada pelos discursos em defesa das mulheres na luta contra a violência e o assédio sexual, bem como o apoio às vítimas de agressões. Realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13, a solenidade também destacou as conquistas femininas, e emendas parlamentares foram solicitadas para a construção do Hospital de Amor e ampliação da assistência a mulheres em tratamento de câncer.

A deputada Amália Santana (PT) mencionou as conquistas das mulheres na política e no mercado de trabalho, mas enfatizou que muitos desafios ainda são enfrentados na luta por políticas de proteção e ações efetivas contra a violência doméstica. Luana Ribeiro (PSDB) também reforçou a importância dos projetos de apoio e proteção às vítimas de agressão, e disse que a sociedade precisa avançar na cultura de respeito às mulheres e denúncia de agressores.

A homenageada Nilmar Ruiz, ex-prefeita de Palmas, ressaltou a importância das mulheres na sociedade e do papel desempenhado por elas nas instâncias de poder. “As mulheres têm conquistado seu espaço nas lutas de assistência a outras mulheres para que tenham melhores oportunidades, em defesa das famílias e no apoio daquelas que são vítimas de violência”, defendeu.

Já a homenageada Ana Paula Bichuette, que representou o Hospital do Amor, fez um apelo à sociedade para que incentivem as mulheres a buscar a prevenção. “Quando diagnosticadas precocemente, muitas mulheres vítimas de câncer de mama e útero conseguem um resultado positivo em seus tratamentos”, destacou. Ela aproveitou a oportunidade para solicitar aos deputados a destinação de emendas parlamentares para a obra de construção do hospital. (Maisa Medeiros)