Coleta seletiva e pavimentação asfáltica são solicitadas para municípios

Por Maisa Medeiros e Elpídio Lopes
19/02/2019 09h29 - Publicado há 5 anos
Luana é autora da maioria das propostas
Luana é autora da maioria das propostas
Isis Oliveira / HD

A solicitação de obras de recuperação asfáltica para cidades tocantinenses, assim como a implantação de coleta seletiva em nove municípios foram os assuntos da maioria dos requerimentos aprovados na sessão matutina desta quarta-feira, 13, de autoria da deputada Luana Ribeiro (PSDB). Também foi sugerido pela parlamentar reforma e ampliação das Penitenciárias, Cadeias Públicas e Casa de Prisão Provisória (CPP) do Sistema Penitenciário do Estado.

Dos pedidos encaminhados à Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) constam a recuperação da pavimentação em trechos que interligam Guaraí e Couto Magalhães, Santa Maria e Recursolândia, Araguaína e Filadélfia, Wanderlândia e Ananás, Palmeirante e Nova Olinda, Itaguatins e Sitio Novo do Tocantins, Palmeira e Santa Terezinha e Tocantínia a Lajeado.

Outros requerimentos são referentes à construção de Centro de Convivência para Idosos nos municípios tocantinenses e a reforma e ampliação do Hospital de Referência de Xambioá.

Foram solicitadas também a retomada das obras da Escola Estadual de Tempo Integral do município de Araguatins, e informações à Secretaria da Educação sobre os critérios de fechamento de colégios estaduais ocorridos no início do ano letivo. As matérias são de autoria dos deputados Amélio Cayres (SD) e Jorge Frederico (MDB), respectivamente.

Comissões

Os deputados estaduais definiram na noite desta terça-feira, 12, a formação de mais duas comissões permanentes da Casa. A Saúde e Assistência Social será presidida pela deputada Valderez Castelo Branco (PP); seu vice será Léo Barbosa (SD). Já Minas e Energia, Meio Ambiente e Turismo terá como presidente e vice, respectivamente, os deputados Claudia Lelis (PV) e Eduardo do Dertins (PPS).

Na semana passada foram definidos os membros de quatro comissões: Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público; e Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Nos próximos dias os parlamentares vão definir os membros titulares e suplentes das outras cinco comissões: Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia; Cidadania e Direitos Humanos; Segurança Pública; Acompanhamento de Políticas Públicas para a Juventude; e dos Direitos da Mulher. (Maisa Medeiros e Elpídio Lopes)