Parlamentares prestigiam a cavalgada de Araguaína

Por Elpídio Lopes
14/06/2018 17h36 - Publicado há 5 anos
Koro Rocha / HD

A 30ª Cavalgada de Araguaína, realizada nesse fim de semana, contou com a presença da presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), e do governador interino Mauro Carlesse (PHS).

O evento faz parte da programação da 50ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), realizada pelo Sindicato Rural da cidade no período de 7 a 17 de junho. A cavalgada, que teve cerca de cinco mil cavaleiros e amazonas, é um dos momentos mais aguardados e festejados pelo público durante a Expoara.

Luana afirmou ser uma festa tradicional que fomenta a economia de Araguaína e até mesmo do Tocantins, um Estado ligado ao meio rural, no que se refere às atividades agrícola e pecuária. Segundo ela, só na realização do evento são geradas centenas de empregos diretos e indiretos, fora os negócios fechados que fortalecem cada vez mais a economia local. “Araguaína está de parabéns pelos 30 anos de cavalgada e 50 anos de Expoara”, arrematou a presidente.

Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas disse que a festa é um evento regional porque recebe, além dos tocantinenses, pessoas dos Estados do Pará e Maranhão. Ao classificar a cavalgada como “a maior do planeta”, título também divulgado pela organização da festa, Dimas acrescentou que a Expoara movimenta a economia local e marca o nome da cidade no Brasil e no mundo.

Expoara

Considerada a maior exposição agropecuária do Tocantins, a Expoara deve movimentar neste ano mais de R$ 65 milhões e receber mais de 200 mil visitantes. Cinquenta e cinco comitivas participaram do passeio, que percorreu diversas ruas da cidade num trajeto de cinco quilômetros, sob os olhares curiosos e aplausos de cerca de 120 mil pessoas.

A cavalgada contou com a participação de Felipe Leite, chamado de “o Cavaleiro das Américas”, por ter percorrido 24 mil quilômetros desde a cidade de Calgary, no Canadá, a Ushuaia, na Patagônia argentina, conhecida como o “Fim do Mundo”.

Também acompanharam a cavalgada os deputados estaduais Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (MDB) e Valderez Castelo Branco (PP), os deputados federais César Halum (PRB), Carlos Henrique Gaguim (DEM) e Lázaro Botelho (PP), o senador Ataídes Oliveira (PSDB), entre outras lideranças. (Elpídio Lopes)