Após reunião com Carlesse, avicultores de Paraíso poderão renegociar dívidas com Basa

Por Rubens Gonçalves
14/03/2018 19h26 - Publicado há 6 anos
Reunião foi mediada pelo presidente da Casa
Reunião foi mediada pelo presidente da Casa
Isis Oliveira / HD

A agência do Banco da Amazônia em Paraíso vai abrir mais cedo nesta sexta-feira, 16, exclusivamente para atender os avicultores do município e da região, que enfrentam dificuldades por causa do fechamento da Frango Norte. A agência local será aberta às 8 horas e contará com a presença de funcionários da superintendência regional do banco. A decisão é resultado de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 14, com o presidente da Casa, Mauro Carlesse (PHS), o superintendente do Basa no Tocantins, Carlos Henrique Garcia e cerca de 20 avicultores.

Durante toda a sexta-feira os avicultores que comparecerem à agência terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com o banco. “Estou designando um profissional aqui da superintendência para fazer um atendimento específico desse grupo [de avicultores] na nossa unidade em Paraíso, para que eles solucionem esse problema ao banco”, explicou Carlos Henrique Garcia.

Segundo encontro

Este foi o segundo encontro entre Carlesse e os avicultores. No dia 23 de fevereiro eles procuraram o chefe do Legislativo estadual e relataram as dificuldades enfrentadas em função do fechamento da Frango Norte. Na ocasião, Carlesse que faria todo o possível para tentar sanar o problema. Para isso, convidou o representante do Basa, em nome da Associação, para que renegociasse as dívidas”.

Mediação

Após a reunião desta quarta, tanto o representante do Banco da Amazônia quanto dos avicultores destacou o papel de Carlesse na mediação das discussões. “Por meio dele foi que conseguimos ter acesso ao superintendente do Banco da Amazônia, em busca de uma negociação coletiva. Então, foi de grande valia a participação do Carlesse”, destacou o presidente da Associação dos Avicultores Centrais do Tocantins (AACT), Joselino Rodrigues, acrescentando que pelo menos 50 produtores da região estão com suas propriedades penhoradas pelo Banco da Amazônia, e sem condições de trabalhar por ter sido fechada a Frango Norte.

“A Assembleia nos contatou, por meio de sua Presidência. E nós, sensibilizados, viemos aqui. Por isso parabenizamos a atitude do deputado Mauro Carlesse em virtude de ter abraçado essa causa. O apoio das autoridades é muito importante para que as coisas se materializem com mais rapidez, principalmente para um setor que passa por crise, e que demanda também de ações do poder público”, felicitou Carlos Henrique Garcia. (Rubens Gonçalves)