Escola do Legislativo conclui oficina sobre comportamento, imagem pública e cerimonial

Por Elpídio Lopes
19/12/2017 11h41 - Publicado há 6 anos
Biondo (à esquerda), Armando (ao centro) e Maria de Jesus Silva, diretora da Escola do Legislativo
Isis Oliveira / HD

Terminou na manhã desta quarta-feira, 13, a oficina “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”, realizada desde o dia 11 no auditório da Assembleia Legislativa. Esse foi o primeiro evento promovido pela parceria do Poder Legislativo estadual com o Senado Federal, por meio da Escola do Legislativo do Tocantins e do Instituto Legislativo Brasileiro (IBL/Interlegis), do Senado.

Representando o presidente da Casa de Leis, deputado Mauro Carlesse (PHS), o diretor geral da Assembleia, Sandro Henrique Armando, disse que a Escola do Legislativo planeja uma série de cursos de formação a partir do ano que vem, de forma a valorizar os servidores do Parlamento bem como os das câmaras municipais, que também são alcançadas pela parceria da Assembleia e Senado.

O vereador de Tocantinópolis Raimundo Coelho Folha avaliou o curso como importante tanto para os parlamentares como para os servidores dos legislativos. “O curso nos orientou a maneira legal e adequada na realização dos eventos”, disse.

No entanto, Coelho ressaltou que na sua cidade algumas leis municipais são divergentes das normas federais, o que impede a aplicação das normas repassadas na oficina e exige, ainda segundo ele, adequação da legislação. “Precisamos adequar a lei orgânica do município e o Regimento Interno da Câmara às normas do País”, afirmou.

Já o vereador de Rio Dos Bois Roberto Fragoso disse que o curso vai servir para a atividade parlamentar e para o servidor público presente. Para Alana Cristina dos Santos, capitã da Polícia Militar, o conteúdo foi excelente, que a objetividade e clareza na transmissão dos temas por parte do instrutor contribuíram para um bom aprendizado.

Instrutor do curso, Francisco Etelvino Biondo elogiou a receptividade e a aceitação do conteúdo pelas pessoas. Ele destacou a diversidade de funções que acompanharam a formação, como servidores efetivos das casas legislativas e assessores parlamentares, e enalteceu o comparecimento de vereadores e deputados.

Biondo disse ainda que mesmo não sendo possível discutir tudo sobre cerimonial em três dias procurou ser o mais abrangente possível. “Espero que o que foi repassado ajude no dia a dia dos profissionais do legislativo e executivo que participara da formação”, resumiu.  (Elpídio Lopes)