Comissão Especial para o Novo Ordenamento Econômico inicia sessões itinerantes

Por Elpídio Lopes
13/06/2017 18h45 - Publicado há 6 anos
Primeira reunião será em Palmas
Primeira reunião será em Palmas
Clayton Cristus / HD

A Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), da Assembleia Legislativa, inicia suas sessões itinerantes na capital nesta segunda-feira, dia 12. A atividade acontece a partir das 14 horas no Centro Universitário Integrado Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), a Cenovo reúne representantes de diversos setores da sociedade como universidades, Tribunal de Contas, Ministério Público, federações, sindicatos, empresários, deputados, representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada.

Na avaliação de Mourão é a participação cidadã quem vai garantir que as mudanças almejadas pela sociedade tocantinense sejam efetivadas. “Com as sessões nos municípios vamos ter a oportunidade de debater os problemas enfrentados pelo Estado junto à sociedade e apontar rumos para o desenvolvimento do Tocantins”, destacou o deputado ao lembrar que o principal objetivo da Comissão é dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado nos próximos dez anos e construir um arcabouço de políticas públicas, visando a inclusão produtiva, social e a sustentabilidade ambiental.

Temáticas

Além de Palmas a  Cenovo promoverá reuniões regionalizadas em municípios do interior do Estado: Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Augustinópolis. Os debates vão acontecer em cinco subcomissões e cada uma terá a participação de dois deputados sub-relatores, acompanhados por um professor especialista da UFT, que fará a explanação das temáticas, divididas em cinco eixos de discussão.

Relatório Final

O relatório final da Cenovo apresentará um diagnóstico competitivo do Tocantins, visando os seguintes pontos: a integração regional, nacional e internacional do Estado; conjunto de medidas legislativas para que o Estado atinja suas metas para dobrar a renda nos próximos 10 anos, com inclusão social e sustentabilidade ambiental; e formas de governança estadual e regional para que os planos de desenvolvimento sejam efetivamente cumpridos. (Elpídio Lopes)

CRONOGRAMA DAS REUNIÕES REGIONALIZADAS

CIDADE

DATA/DIA

HORÁRIO

LOCAL

PALMAS - UFT

12/JUN

SEGUNDA FEIRA

14 ÀS 19 HORAS

AUDITÓRIO

GURUPI - UNIRG

22/JUN

QUINTA FEIRA

14 ÀS 19 HORAS

SEDE DO CAMPUS I

PORTO NACIONAL - UFT

23/JUN

SEXTA FEIRA

14 ÀS 19 HORAS

AUDITÓRIO

ARAGUAÍNA - UFT

29/JUN

QUINTA FEIRA

8 ÀS 13 HORAS

AUDITÓRIO

AUGUSTINOPOLIS - UNITINS

30/JUN

SEXTA FEIRA

8 ÀS 13 HORAS

AUDITÓRIO