Stalin solicita realização de Assembleia Itinerante no interior do Estado

Por Elpídio
30/05/2017 19h31 - Publicado há 6 anos
Objetivo é aproximar Legislativo da população
Clayton Cristus / HD

O deputado Stalin Bucar (PPS) apresentou um requerimento à Mesa Diretora na manhã desta quinta-feira, dia 25, solicitando a realização da “Assembleia Itinerante”, programa promovido pela Assembleia Legislativa no interior do Estado.

O parlamentar repercutiu seu pedido da tribuna da Casa e afirmou que a proposta pretende aproximar o Legislativo da população, conhecendo os problemas e as demandas das pessoas do interior.

Stalin garante que a ação facilitará os encaminhamentos de resolução dos problemas que afligem as comunidades distantes da capital. O requerimento sugere que o programa seja dividido por regionais, de forma a conceder à sociedade civil organizada de todas as regiões do Estado o espaço para discutir, opinar e reclamar sobre assuntos de seu interesse.

O pedido foi elogiado pelos deputados Rocha Miranda (PMDB), Toinho Andrade (PSD) e Valdemar Júnior (PMDB). Na direção contrária, José Bonifácio (PR) criticou a iniciativa. “Num momento de crise, antes de fazer Assembleia Itinerante, um gasto desnecessário, o Parlamento deveria pagar a Unidade Real de Valor (URV) devida aos servidores comissionados e a alguns ex-parlamentares”, concluiu.

Ao comungar da ideia de que a Assembleia não deve realizar gastos desnecessários, Jorge Frederico (PSC) defendeu que a Casa precisa estar nas bases. “O que deve ser feito é reduzir os custos das sessões e eventos externos realizados pelo Parlamento, mas não deixar de ir ao encontro da comunidade, uma prerrogativa parlamentar que dá voz ao cidadão”, observou.

A exemplo de outros parlamentares, Frederico citou a realização do projeto “Parlamento Popular”, promovido pela Assembleia em abril de 2013 em Araguatins, cidade do Bico do Papagaio, como positiva para os municípios da região norte do Estado.

Requerimentos

Os deputados também avaliaram o grau de importância dos requerimentos votados na Casa. Bonifácio apontou que grande parte das matérias não é atendida pelo Governo e, na maioria das vezes, não cumpre seus objetivos. Valdemar Júnior (PMDB), Stalin e Toinho Andrade (PSD), por sua vez, garantiram que várias obras importantes por eles solicitadas foram viabilizadas mediante requerimentos.

Outro tema que voltou ao debate foi o requerimento de aprovação de empréstimo de R$ 600 milhões feito pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal. A solicitação é objeto de um pedido de informações por parte do presidente Mauro Carlesse (PHS) ao Executivo, a fim de saber onde serão investidos os recursos.

Apesar de garantir não ser contra o financiamento, Bonifácio disse entender que, se o Governo tivesse gerido melhor seus gastos no passado, poderia financiar suas obras com recursos próprios. Outros parlamentares consideraram que, além de uma forma de investir no crescimento do Estado, os empréstimos são medidas legais. (Elpídio Lopes)