Projeto prevê a realização de Paraolimpíadas no Tocantins

Por Penaforte
13/04/2017 16h15 - Publicado há 7 anos
Os jogos deverão ser realizados anualmente na 3ª semana do mês de agosto.
Os jogos deverão ser realizados anualmente na 3ª semana do mês de agosto.
Clayton Cristus / HD

As Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência (Paraolimpíadas) poderão fazer parte do calendário oficial esportivo tocantinense. A proposta, de autoria do deputado Alan Barbiero (PSB), foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na manhã desta quarta-feira, dia 12. Conforme o projeto, os jogos deverão ser realizados anualmente na 3ª semana do mês de agosto.

Em sua justificativa Barbiero ressalta que tal evento visa a despertar e sensibilizar a comunidade para a prática dos jogos paraesportivos como ferramenta de inclusão, socialização e busca de qualidade de vida. “Precisamos ir além. Não somente aceitar as diferenças, mas acolhê-las, de modo a aproximar a prática esportiva de todos os portadores de necessidades especiais, estimulando a formação de atletas, e, acima de tudo, formando cidadãos”, afirma o autor da matéria.

Em outro projeto de mesmo teor, Barbiero propõe a criação da “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência”, a ser realizada anualmente no mês de junho. O objetivo, de acordo com o projeto, é fomentar o debate sobre a questão no seio da sociedade, por meio da realização de palestras, oficinas, cursos de capacitação, além da prática de eventos e jogos paraesportivos. (Penaforte)