Parlamentares prometem ação para ajudar moradores do Taquari

Por Penaforte Diaz
12/04/2017 15h20 - Publicado há 6 anos
Carlesse adiantou  que vai solicitar reuniões urgentes com os demais poderes
Carlesse adiantou que vai solicitar reuniões urgentes com os demais poderes
Benhur de Sousa / HD

Após manifestação de famílias feita no hall da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 11, em protesto contra decisão da Justiça que determinou a desocupação de 443 moradias populares no Taquari, os deputados decidiram em plenário procurar representantes do Governo do Estado e da Justiça para mediar a situação.

Presidente da Casa, o deputado Mauro Carlesse (PHS) prometeu aos populares que lotavam as dependências do Parlamento a busca de soluções para o conflito. Ele adiantou que vai solicitar reuniões urgentes com os demais poderes ainda nesta quarta-feira, dia 12.

Tudo começou na quarta-feira passada, quando as famílias que ocupam 443 imóveis públicos do Programa Pró-Moradia e do Programa Prioritário de Investimento, no setor Jardim Taquari, foram informadas de que a Justiça havia concedido reintegração de posse da área ao Governo. De acordo com a liminar, as moradias devem ser voluntariamente desocupadas num prazo de 15 dias, ou será usada força policial.

A justificativa é de que as invasões “prejudicam o interesse público e a comunidade carente, por impedir a execução das obras e deixar o Poder Público estadual impossibilitado de honrar os compromissos assumidos com o agente financeiro e empresas construtoras contratadas”. E acrescenta: “os réus ocuparam de forma arbitrária as unidades habitacionais, destinadas àqueles previamente cadastrados, representando uma violação ao direito à moradia”.

Para os deputados, a questão merece ser tratada com muita cautela, pois envolve famílias inteiras, e muitas já realizaram melhorias nas obras. Eles alegam que as negociações precisam levar em consideração os direitos da família e os princípios de cidadania. Por isso, pretendem negociar com o governo a permanência no local dos atuais moradores.

Os discursos em prol de uma mediação foram proferidos pelos parlamentares Zé Roberto (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Jaime Café (DEM), Clayton Cardoso (PSL), Valderez Castelo Branco (PP) e Mauro Carlesse (PHS). (Penaforte Diaz)