Parlamentares debatem formas de apoio aos autistas

Por Glauber Barros- AL
07/04/2017 19h29 - Publicado há 7 anos
Deputados discutiram formas de apoiar a Associação Anjo Azul
Antonio Gonsalves/ASCOM / HD

Na sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizada no plenário da Assembleia Legislativa no fim da tarde desta quarta-feira, dia 5, os deputados discutiram formas de apoiar a Associação Anjo Azul, que assiste pais e familiares de crianças com autismo. Autor do requerimento da sessão, o deputado Paulo Mourão (PT) propôs a aprovação de um projeto de sua autoria que declara a associação como de utilidade pública estadual, medida que viabilizaria a assinatura de convênios com o Estado.

Mourão sugeriu ainda que demandas de pais de autistas sejam consideradas nas discussões dos projetos de lei das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual para 2017 previstas para o segundo semestre. Outra ideia é acelerar a tramitação de um projeto de lei de autoria do deputado Mauro Carlesse (PHS) que inclui o canabidiol, medicamento terapêutico extraído da maconha, entre os remédios oferecidos pelo Estado.

O parlamentar Zé Roberto (PT), por sua vez, sugeriu a realização de uma audiência pública com a participação de secretários de Estado a fim de levantar o atendimento público aos autistas. Proposta pelo deputado Elenil da Penha (PMDB), a participação de pais de autistas nos conselhos municipais foi outra ideia apresentada na ocasião. (Glauber Barros)