Secretário da Saúde pede apoio de parlamentares para ações da pasta

Por Maisa Medeiros/AL
14/03/2017 18h17 - Publicado há 7 anos
Para secretário o  maior empecilho para a execução de programas da Saúde é a falta de verbas
Para secretário o maior empecilho para a execução de programas da Saúde é a falta de verbas
Clayton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), recebeu na manhã desta terça-feira, 14, em seu gabinete, o secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir, acompanhado de técnicos da Sesau e do deputado Paulo Mourão (PT). O objetivo foi apresentar ações e projetos da Saúde, além de solicitar apoio para a destinação de emendas parlamentares para execução de ações futuras.

Entre os projetos apresentados, Musafir destacou os cursos da Escola Técnica do SUS (ETSUS), que iniciará novas turmas de capacitação e oficinas de motivação para a população de todo o Estado. Ele mencionou o apoio do deputado Paulo Mourão neste projeto, que destinou emenda para a sua realização.

Na oportunidade, o secretário também ressaltou o esforço da equipe técnica na promoção de ações que dinamizem a Saúde, como o programa de mutirão de cirurgias eletivas, que deve ser implantado inicialmente nos municípios de Porto Nacional e Paraíso. Segundo ele, o propósito é acelerar os procedimentos e reduzir as filas de espera. Médicos de Palmas devem participar desses mutirões e reforçar a equipe médica do interior.

O secretário destacou ainda que o maior empecilho para a execução de programas da Saúde é a falta de recursos financeiros.  Ele informou que 92% do orçamento da Saúde é destinado à folha de pagamento de servidores. Do restante,  5,5%  fica para as despesas relacionadas a mandados judiciais, e o que sobra é insuficiente para colocar em prática todas as ações necessárias da pasta.  (Maisa Medeiros)