Homenageadas destacam conquistas de direitos das mulheres

Por Maisa Medeiros- AL
09/03/2017 16h03 - Publicado há 7 anos
Denise Dias Dutra Drumond, indicada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP)
Clayton Cristus / HD

Os avanços das conquistas dos direitos das mulheres na sociedade foram destacados em sessão solene realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que se celebra nesta quarta-feira, 8. Neste ano a Assembleia Legislativa homenageou com o “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, conhecida popularmente como Dona Miúda, a delegada Cinthia Paula de Lima, a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond e a professora Neura Mota.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins, Cinthia Paula, que recebeu a honraria por indicação da deputada Luana Ribeiro (PDT), ressaltou a importância do empoderamento das mulheres que atuam em áreas onde os homens ainda são maioria. Falou também acerca dos desafios enfrentados na área de Segurança para garantir proteção às mulheres vítimas de violência e agradeceu o apoio do Parlamento diante das solicitações sindicais.

Já a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, indicada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP) para receber a homenagem, lembrou que a expansão das conquistas das mulheres representa o avanço da humanidade rumo à igualdade de oportunidades. Ela destacou que, apesar dos avanços na área trabalhista e da proteção com a Lei Maria da Penha, a emancipação feminina deve continuar nos espaços político e remuneratório.

Uma maior representação de mulheres na política foi o que reivindicou a professora e ex-vereadora Neura Mota, indicada pela deputada Amália Santana (PT) para receber o título. A homenageada afirmou que a batalha feminina por igualdade de direitos tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização da mulher para o fortalecimento da democracia.

A solenidade também foi marcada pelas homenagens póstumas às jornalistas pioneiras Maria Arienar da Silva e Olga Cavalcante e à servidora desta Casa de Leis, Maria de Nazaré Carmo Silva. As homenageadas se destacaram no cenário tocantinense nas áreas de comunicação, publicidade, turismo e serviço público, deixando um legado de amor, esperança, fé e profissionalismo. (Maisa Medeiros)