Nordestinos residentes em Palmas são homenageados pela Assembleia

Por Elpídio Lopes AL
08/07/2016 13h00 - Publicado há 7 anos
Silvio Santos / HD / Mais imagens
Uma sessão Solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), homenageou na manhã desta quinta-feira, dia 30, a comunidade nordestina que reside em Palmas. “Tenho grande admiração pelos nordestinos. Conheço sua cultura, sua lealdade que faz história no Brasil. Uma região brasileira que se negocia com a garantia da palavra”, cravou Damaso.

O presidente afirmou que o povo do Nordeste ajudou a construir a Capital com sua mão de obra e rica diversidade cultural. “Povo esse que, com criatividade e fé, transforma dificuldades em música e poesia que encantam todo um país”, concluiu. Para Damaso, é preciso valorizar os nordestinos que vieram de seus Estados para povoar construir Palmas e o Tocantins.

Conforme enumerou, já são mais de 50 mil só na Capital, motivo por ter solicitado a realização da homenagem. “Hoje esta Casa reconhece quão primordiais são para tornar Palmas uma cidade com marca da diversidade brasileira”.

Durante a solenidade 27 pessoas receberam placas comemorativas oferecidas pelo Parlamento, dentre eles o presidente da Nação Nordestina de Palmas, Walter Simões, também conhecido por Walter Nordeste, e o vereador da Capital, Eltinho Nordeste. Simões disse não ser fácil trazer a verdadeira cultura nordestina para o Tocantins por falta de apoio necessário. Ele questionou o fato de haver tantos nordestinos no Estado, cerca de 45% só em Palmas, e mesmo assim não se ter um deputado estadual eleito por esse público.

A homenageada Maria do Socorro recitou uma poesia que enumera as tradições de sua terra e o que Palmas significa para ela, como terra amada, mas com o coração nas suas origens. O ato teve a apresentação do acordeonista Joaquim Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, que interpretou a música “Asa Branca” de autoria de Gonzagão. “Estão invadindo nosso espaço com outros estilos. Não gostamos nada disso, pois todos devem ter seu espaço, mas queremos preservar o nosso”, manifestou Joaquim.

Secretário da sessão, o deputado Zé Roberto (PT) garantiu que não há local no Brasil onde não se reconheça a colaboração do povo nordestino, e Wanderlei Barbosa (SD) também manifestou sua admiração aos imigrantes que ajudaram e ajudam erguer Palmas. Já a deputada Valderez Castelo Branco (PP) afirmou ter criado a festa junina do município de Araguaína quando administrou a cidade e parabenizou Joaquim Gonzaga e Banda Sanfônica de Palmas que também se apresentou no evento. (Elpídio Lopes e Maisa Medeiros)