Proposta quer garantir ensino médio a alunos de Bielândia

Por Maisa Medeiros/AL
06/07/2016 09h06 - Publicado há 7 anos
Os alunos de Bielândia precisam percorrer 50 km até a escola mais próxima
Os alunos de Bielândia precisam percorrer 50 km até a escola mais próxima
Clayton Cristus / HD

Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 29, uma proposta do Executivo que pretende adequar à escola de Bielândia, distrito da cidade de Filadélfia, para a inclusão do ensino médio na localidade.

Com a instituição da Escola Estadual Professor José Francisco dos Montes, na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, os alunos que ingressarem no ensino médio poderão estudar no próprio distrito. Para terem acesso a esse nível de escolaridade, atualmente os alunos de Bielândia precisam percorrer 50 km até a escola mais próxima.

A oferta de melhores condições de acesso ao ensino pretende atender às necessidades da comunidade. A Secretaria estadual da Educação avalia que a adequação da escola permite evitar a evasão escolar. A denominação de José Francisco dos Montes é uma homenagem ao professor pioneiro da região que se destacou na comunidade pelo trabalho de alfabetização de crianças e jovens.

Tramitam também na CCJ dois projetos de resolução de autoria da deputada Luana Ribeiro (PDT). Eles tratam da realização anual de sessões solenes em comemoração aos aniversários das cidades de Palmas e Araguaína, a realizarem-se em maio e novembro, respectivamente.

Vale ressaltar que a deputada Valderez Castelo Branco (PP) é autora de duas propostas com o mesmo teor aprovadas nesta Casa de Leis em 2015. Em decorrência da aprovação da matéria, o Parlamento já realizou duas sessões solenes em homenagem ao aniversário de Palmas. (Maisa Medeiros)