Joaquim Barbosa diz que a política brasileira está trincada

Por Penaforte Diaz
06/06/2016 11h48 - Publicado há 7 anos
Joaquim Barbosa falou aos parlamentares na manhã desta quinta-feira, 2
Joaquim Barbosa falou aos parlamentares na manhã desta quinta-feira, 2

A instabilidade e as incertezas da política brasileira foram a tônica da palestra proferida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Ele falou aos parlamentares na manhã desta quinta-feira, 2, durante a 20ª Conferência Nacional da Unale, que acontece até esta sexta-feira, 3, na Capital Sergipana.

O ministro alertou que o sistema político brasileiro está trincado devido à disputa de grupos políticos tradicionais. “A política está dominada pelo personalismo e atalhos para se chegar ao poder”, disse.

Entre os principais problemas enfrentados pela sociedade, ele citou a corrupção. “Essa prática subtrai a racionalidade e a possibilidade do agente público direcionar recursos para atender às demandas de interesse coletivo. Além disso, nosso capitalismo é manco e a promiscuidade continua dando o tom”, concluiu.

Para o deputado Paulo Mourão (PT), a palestra permitiu uma boa reflexão sobre a representatividade popular. “O ministro entende que é preciso combater a corrupção de forma veemente. Outro ponto que ele chama atenção é o conflito de interesses entre os poderes Executivo e Legislativo. É preciso saber se é isso que a sociedade quer”, comentou Mourão. (Penaforte)