Damaso prestigia lançamento de novo sistema no TRE

Por Glauber Barros
24/05/2016 15h59 - Publicado há 7 anos
O sistema consiste na digitalização, obrigatória a partir de 23 de agosto, de ações da Justiça.
O sistema consiste na digitalização, obrigatória a partir de 23 de agosto, de ações da Justiça.
Koró Rocha / HD

A solenidade de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) no âmbito da Justiça Eleitoral no Tocantins foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), na noite desta segunda-feira, 24. O sistema consiste na digitalização, obrigatória a partir de 23 de agosto, de ações como mandados de injunção e de segurança, habeas corpus e habeas data, e ações cautelares.

Para o presidente do Comitê Gestor de implantação do sistema no TRE-TO, juiz Henrique Péricles dos Santos, o novo sistema vai trazer mais transparência e reduzir gastos com papel. “Os usuários externos terão acesso a qualquer momento e a segurança dos dados será certificada. Faremos mais com menos tempo e esforço”, resumiu o magistrado.

O PJE já está implantado em dois tribunais de Justiça federais, quatro TREs e 24 Tribunais Regionais do Trabalho, segundo o coordenador nacional do sistema e juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Braulio Gusmão, que proferiu palestra sobre o assunto. “O PJE é uma política pública do Judiciário Brasileiro e evoluiu para ser mais amigável aos seus usuários. Ao fim do mês, o CNJ vai adotar uma nova versão do sistema”, informou.