Sessão Solene homenageia defensores públicos

Por Maisa Medeiros/AL
19/05/2016 14h38 - Publicado há 7 anos
O Tocantins conta 1000 defensores públicos
O Tocantins conta 1000 defensores públicos
Isis Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio. A solenidade contou com as presenças do defensor público-geral Marlon Costa Luz Amorin, do subdefensor público-geral Alexandre Augustos Lopes e de representantes da categoria. 

Em seu discurso, o defensor público-geral discorreu sobre o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa, para garantir atendimento jurídico à população de baixa renda. Custeado por emendas parlamentares, o projeto “Expedição Cidadã” já beneficiou mais de 400 famílias de dez municípios, contemplando habitantes de regiões isoladas que não dispõem de recursos para o deslocamento a fim de buscar orientação jurídica.

“A ação tem representado um resgate da cidadania e da igualdade social”, defendeu Marlon Costa. Ele também falou do crescimento do quadro de defensores públicos ao longo dos anos, passando de 200 em 2004 para 1000 defensores neste ano, e das dificuldades enfrentadas pelo órgão devido à escassez de recursos para implementação de ações.

Além do presidente Osires Damaso (PSC), os parlamentares Eduardo Siqueira (DEM), Valderez Castelo Branco (PP), Wanderlei Barbosa (SD), Elenil da Penha (PMDB), Amália Santana (PT) e Eli Borges (PROS) felicitaram os defensores públicos pelo papel desempenhado e pela ampliação do atendimento e assistência jurídica à população carente do Tocantins. (Maisa Medeiros)