Ricardo Ayres pede informação à Anac sobre fechamento do Aeroporto de Porto Nacional

Por Elpídio Lopes-AL
26/11/2015 11h32 - Publicado há 8 anos
Ricardo Ayres quer preservar funcionamento do Aeroporto de Porto Nacional
Clayton Cristus / HD

O deputado Ricardo Ayres (PSB) pediu da tribuna e apresentou requerimento na manhã desta quarta-feira, dia 25, solicitando informação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - SAC - sobre a retirada de equipamentos e o fechamento do Aeroporto de Porto Nacional. Ayres lembra que o aeroporto de Porto foi o primeiro a ser construído no Tocantins, inaugurado ainda na década de 1940, e recebeu no passado voos das principais empresas de aviação do Brasil.

Segundo os dados, ele possui o único aeroclube do Tocantins, sendo, pois, a única escola de formação de pilotos credenciada pela Anac. De acordo com a matéria, atualmente nenhuma companhia opera no aeroporto, sendo necessário a população da cidade vir a Palmas quando precisa viajar de avião. Em janeiro de 2011, a Anac interditou o campo, devido às más condições que se encontravam.

O requerente lembrou os rumores de que, com o desenvolvimento da usina de minério instalada em Monte do Carmo, haveria a possibilidade da volta de voos na cidade. “Ocorre que não ocorrendo os voos, não foram também realizadas as manutenções necessárias na estrutura”, ressaltou Ayres.

O deputado afirmou que foi informado sobre a retirada de equipamentos e que os funcionários da Infraero teriam sido redistribuídos para o aeroporto de Palmas, ocasionando a total desativação do local. Ricardo lembrou que Porto Nacional passa por um processo de expansão urbana e de industrialização, transformado hoje num importante parque industrial do Estado, sendo relevante para ele que o aeroporto se mantenha ativado.

Também da tribuna, o deputado Elenil da Penha (PMDB) comentou sobre a situação do atendimento às crianças usuárias de entorpecentes de Araguaína. Ele disse que chama a atenção o número de crianças usuárias e vítimas de consumidores de drogas na cidade e o espaço do município voltado para os cuidados desse público não comporta a demanda.

Elenil garantiu que destinou cerca de R$ 300 mil de emendas para a construção da sede da Casa de Acolhimento Ana Carolina que tem suas instalações em prédio alugado, tendo o desconforto de se mudar frequentemente. A instituição cuida de crianças e adolescentes expostas às drogas, ao abandono pelos pais biológicos ou responsáveis, sofrem maus tratos, violência doméstica, abuso físico e sexual, negligência, dentre outros fatores que as colocam em risco.

Por sua vez, Wanderlei Barbosa (SD) criticou o abandono pela Prefeitura de Palmas do Estádio Nilton Santos e da Arena dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Segundo o político, os banheiros do estádio estão quebrados, há lixo e outros descasos no campo e na arena. Wanderlei ironizou que este foi o legado dos jogos indígenas que custaram mais de R$ 100 milhões.

O Shopping da Cidadania de Taquaralto que se encontra fechado esperando ser reformado pela Prefeitura foi outro assunto criticado pelo deputado. Barbosa disse que o espaço onde muitos chefes de família tiram o sustento e as pessoas fazem suas compras está abandonado. Wanderlei afirmou que, se as providências não forem tomadas pelo Executivo Municipal, ele irá à justiça para cobrar a solução dos problemas. (Elpídio Lopes)