Eleita nova Diretoria da UPM

25/11/2015 15h04 - Publicado há 8 anos
Nova Diretoria do União Parlamentar do Mercosul
Ises Oliveira / HD

Os deputados Wanderlei Barbosa (SD) e Valdemar Júnior (PSD) foram eleitos membros da diretoria da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) no pleito que aconteceu na Assembleia Legislativa, em Palmas, durante reunião do bloco, realizada neste dia 19 de novembro. Já Luana Ribeiro (PR) e Nilton Franco (PMDB) assumiram vaga no Conselho Fiscal da entidade.

Wanderlei Barbosa que foi empossado em uma das vice-presidências da diretoria destacou a importância da União Parlamentar, pois, segundo afirmou, são debatidas pautas de relevância para o País e para a América Latina. O parlamentar mencionou temas como Pacto Federativo e Destinação dos Resíduos Sólidos, destacando inclusive o desastre de Mariana em Minas Gerais que passa a ser um tema obrigatório do bloco.

O deputado Valdemar Júnior, escolhido como primeiro secretário, bem como Wanderlei frisaram a relevância do debate sobre estudantes brasileiros que fazem medicina na Bolívia e na Argentina para que tenham segurança de trabalho no Brasil quando retornarem formados. “Essa será uma luta nossa para que esses estudantes ao retornarem ao país possam exercer sua profissão com segurança”, argumentou.

Durante a reunião, ficou assegurado também o envio de um relatório para análise da nova diretoria a respeito do legado que ficou para a cidade de Palmas em virtude de ter sediado os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, já que foram investidos no evento mais de 40 milhões de reais dos cofres da União.

O novo presidente eleito, deputado Francisco Souza, demonstrou preocupação com a BR 319, que liga o Amazonas ao restante do Brasil, com a Panamericana que, juntas, já receberam 100 milhões de reais em investimentos e, depois de iniciadas há 48 anos, ainda não foram concluídas. O relatório destaca também preocupações com as BRs 010 e 242, ambas envolvendo diretamente o Estado do Tocantins e sem previsão de conclusão.

Na presidência da União Parlamentar, foi eleito o deputado Francisco Souza (PSC/AM) que, junto aos demais colegas, terão um mandato de dois anos. Souza assume o lugar do ex-presidente, deputado Kennedy Nunes (PSD/SC). (Elpídio Lopes)