Parlamentares pedem ampliação de recursos em LDO para Segurança Pública

Por Maisa Medeiros-AL
03/11/2015 14h58 - Publicado há 8 anos
Deputados querem mais interação entre forças policiais
Deputados querem mais interação entre forças policiais
Clayton Cristus / HD

A urgência de ampliação de investimentos na área de Segurança Pública e a integração das polícias no Tocantins foram alguns assuntos abordados nas discussões parlamentares da sessão desta terça-feira, dia 3. Ao afirmar a necessidade de investimento na área de Inteligência e modernização de equipamentos nas delegacias, o deputado Ricardo Ayres (PSB) destacou que a falta de integração entre os comandos de policiamento gera prejuízos ao Estado.

Ricardo Ayres se referiu à morte do sargento Wiratan Fraga dos Santos, que morreu na madrugada dessa segunda-feira, dia 2, durante troca de tiros com a Polícia Federal no município de Pindorama. Para o deputado, a morte poderia ter sido evitada se tivesse ocorrido uma comunicação ao Comando Geral informando a operação da PF na cidade.

Segundo informações do deputado, tudo ocorreu após os policiais militares terem recebido denúncia de movimentação suspeita nas mediações dos correios do município de Pindorama. Ao chegarem ao local, os suspeitos já teriam se evadido, ocasião em que chegaram alguns agentes da Polícia Federal que estariam na localidade em operação investigativa sobre um assalto à agência dos correios. A confusão ocorreu porque alguns militares não estavam fardados e teriam sido confundidos pelos agentes federais, o que resultou no tiroteio que atingiu fatalmente o Sargento Wiratan.

Para Ayres, é lamentável que fatos como esse ainda ocorram no Estado. Assim, ele apresentou um requerimento sugerindo o envio de expediente à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins. Nele, solicita informações sobre a operação realizada em Pindorama, que resultou na morte do policial militar devido a disparos efetuados por agentes da Polícia Federal que se encontravam em missão.

O deputado Elenil da Penha (PMDB) também manifestou sua preocupação com a Segurança Pública no Estado e os altos índices de violência, principalmente na cidade de Araguaína. Ele sugeriu a destinação de recursos na Lei Orçamentária para o setor, a fim de reforçar o policiamento e ampliar as ações de segurança no Tocantins. (Maisa Medeiros)