Regiões metropolitanas podem ter que consultar deputados estaduais

Por Glauber Barros-AL
03/11/2015 12h32 - Publicado há 8 anos
Vanderlei Barbosa quer alterar Lei sobre criação das Regiões Metropolitanas
Koró Rocha / HD

Dois projetos em tramitação pretendem incluir a Assembleia Legislativa como instância de decisão sobre as políticas públicas dos municípios das regiões metropolitanas do Estado. É o que consta em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLC) enviados pela Mesa Diretora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na manhã desta quinta-feira, dia 29.

Inicialmente apresentada pelo deputado Wanderlei Barbosa (SD) e assinada por outros sete parlamentares, a PEC estabelece que os deputados estaduais também deverão ser consultados sobre os planos diretores dos referidos municípios, além dos respectivos vereadores.

Assinaram a PEC os parlamentares Valdemar Júnior (PSD), Cleiton Cardoso (PSL), Júnior Evangelista (PRTB), Eduardo Siqueira Campos (PTB), Olyntho Neto (PSDB), Jorge Frederico (SD) e Elenil da Penha (PMDB). O Regimento da Casa exige o mínimo de oito assinaturas para que uma PEC possa tramitar.

Outro projeto de Wanderlei altera as leis complementares que instituíram as regiões metropolitanas de Palmas e Gurupi. Nas matérias, exige-se a ratificação da Assembleia Legislativa ao Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado pelo Conselho de cada região metropolitana. (Glauber Barros)