Contadores públicos entregam proposta de criação da carreira

Por Glauber Barros-AL
28/10/2015 16h36 - Publicado há 8 anos
Contadores públicos querem legislação específica
Contadores públicos querem legislação específica
Jonilson Nunes / HD / Mais imagens

O presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), recebeu uma comissão de contadores públicos na tarde desta terça-feira, dia 27. O grupo lhe entregou uma proposta de criação da carreira que representa mais um passo em uma causa que conta com duas audiências públicas realizadas nesta Casa de Leis, quando se decidiu pela formação de uma comissão para redigir a proposta ora entregue.

Prontamente, Damaso reafirmou seu apoio, prometeu levar o texto ao conhecimento do governador Marcelo Miranda (PMDB), mas ressalvou que a iniciativa da matéria é de competência do Executivo. “O que posso fazer é apresentar um anteprojeto de lei. Se o governo se interessar, pode reenviar a proposta para a Assembleia, desta vez como projeto”, explicou.

Alegações

Na reunião, o presidente da comissão, Renan Alves Lima, relatou a Damaso as dificuldades que motivam a classe. “As pessoas pensam que a palavra final de uma prestação de contas é do advogado, mas ela é do contador”, disse Lima. “Nós respondemos solidariamente ao Tribunal de Contas por todas as prestações”, afirmou.

Os representantes comentaram ainda sobre outros fatores que contribuem para a alta rotatividade no trabalho. Eles afirmam que não conseguem tirar férias entre março e dezembro, período das prestações de contas, que saem do trabalho depois das 22h em troca de um salário de cerca de R$ 3 mil mensais.

Tudo isso somado à alta responsabilidade do cargo leva à dificuldade de encontrar pessoas para exercer a função. “Não se encontram contadores para a [Secretaria da] Fazenda, porque ninguém quer ir. Hoje, temos nove secretarias sem contadores. É muito serviço pra pouco salário”, concluiu Lima.