Deputados querem estudo para revisão de alíquotas de impostos

Por Maisa Medeiros-AL
28/10/2015 15h39 - Publicado há 8 anos
Deputados querem rever aumentos aprovados no pacotão do governo
Deputados querem rever aumentos aprovados no pacotão do governo
Koró Rocha / HD

A necessidade de revisão de alíquotas de impostos foi um dos assuntos abordados na sessão desta terça-feira, dia 27, durante as discussões parlamentares. A questão tem sido debatida desde a sua tramitação nesta Casa de Leis, porém, na sessão de hoje, os parlamentares demonstraram interesse em realizar estudo para rever os tributos e apresentar alternativas de arrecadação sem prejudicar o contribuinte. A principal preocupação é com a possibilidade de transferência de documentação de veículos para outros Estados, onde não ocorreu o aumento nas alíquotas sobre o IPVA.

Os deputados Elenil da Penha (PMDB) e Jorge Frederico (SD) compartilharam a preocupação. “A mudança de documentação de veículos para outros Estados representaria uma perda para o Tocantins na arrecadação. É preciso repensar esse aumento no IPVA, pois nos outros Estados as alíquotas não subiram e, para não pagar mais caro, muitos proprietários de veículos estão recorrendo à transferência”, comentou Jorge Frederico.

Elenil também destacou a sua preocupação com os demais impostos elevados e a insatisfação da população. “Precisamos encontrar alternativas para complementar a arrecadação sem aumentar os impostos, sou favorável à revisão de alíquotas”, frisou Elenil da Penha.

O deputado Olyntho Neto (PSDB) concordou com a preocupação dos parlamentares e anunciou que já está realizando um estudo para revisão das alíquotas e tem como principal objetivo propor sugestões e alternativas para adequação dos tributos, com vistas a manter a arrecadação sobre os veículos de moradores do Estado no Tocantins. (Maisa Medeiros)