Alto índice de violência no Estado é discutido por parlamentares

Por Maisa Medeiros-AL
21/10/2015 16h53 - Publicado há 8 anos
Aumento da violência no Tocantins preocupa deputados
Koró Rocha / HD
Ao fazerem referência aos homicídios ocorridos na última semana no Estado, deputados cobraram na sessão desta terça-feira, dia 20, medidas mais efetivas de combate ao crime. O deputado Wanderlei Barbosa (SD) criticou a gestão municipal de Palmas e lamentou as mortes ocorridas na capital durante os últimos dias. Ele citou dados estatísticos publicados em jornal que colocaram a cidade em 1º lugar do ranking de violência doméstica entre as capitais brasileiras.

Mencionado por parlamentares, o diagnóstico do Ministério da Justiça coloca o Tocantins e Palmas no topo do ranking nacional e revela que a capital e o Estado figuram entre as maiores taxas de homicídios do Brasil. Em Palmas, por exemplo, ocorreram 133 casos por 100 mil habitantes em 2014; no Tocantins, no mesmo ano são 57,31 casos por 100 mil habitantes.

A deputada Amália Santana (PT) defendeu a necessidade de novas políticas públicas a fim de combater a violência doméstica contra a mulher. Ela mencionou o caso de uma moradora de Palmas, agredida e morta a facadas em sua residência pelo próprio marido na frente do filho menor. “Infelizmente, as mulheres são as principais vítimas de ataques domésticos, em crimes cruéis que chocam a sociedade”, denunciou.

Os deputados Elenil da Penha (PMDB) e Valderez Castelo Branco (PP), ambos de Araguaína, também lamentaram os homicídios ocorridos no norte do Estado e pediram reforços na Segurança Pública para que se reduzam os índices de violência. “Precisamos nos unir e enfrentar os problemas vividos neste Estado. Não apenas para criticar, mas propor sugestões que ajudem o Governo a vencer a crise, melhorar as ações para combater a violência e ajudar a sociedade a viver melhor”, destacou Elenil. (Maisa Medeiros)