Amália Santana defende maior visibilidade ao Outubro Rosa

Por Penaforte Dias -AL
08/10/2015 08h25 - Publicado há 8 anos
Deputada Amália Santana quer mais destaque para o Outubro Rosa
Deputada Amália Santana quer mais destaque para o Outubro Rosa
Clayton Cristus / HD

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que estimula a participação popular na luta contra o câncer de mama, foi tema do pronunciamento da deputada Amália Santana (PT) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 7.

A deputada disse que o principal desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com a mudança do estilo de vida. Para isso, é preciso maior visibilidade ao movimento. “Precisamos envolver toda a comunidade com vistas a conscientizá-la de que hábitos mais saudáveis e o diagnóstico precoce da doença podem curar até 90% dos casos”, alertou.

A parlamentar recomenda ao público feminino que, além de atividade física e uma alimentação saudável e balanceada, é preciso que a mulher realize mensalmente o autoexame da mama. “A fim de sensibilizar a população acerca da importância da prevenção, solicito ao presidente desta Casa que providencie a iluminação externa do Parlamento com luzes cor-de-rosa”, acrescentou Amália.

Iniciado nos Estados Unidos por decisão do Congresso Americano, o movimento Outubro Rosa, representado por um laço cor-de-rosa, tem sua origem na última década do século 20, quando esse símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A partir daí todas as atividades são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Todo mês de outubro, as cidades se enfeitam com laços, principalmente nos locais públicos. Acontecem também ações como palestras, homenagens, corridas e desfiles de moda com sobreviventes (do câncer de mama). (Penaforte Diaz)