Wanderlei Barbosa apresenta votos de aplausos à Federação Aquática

Por Elpídio Lopes-AL e Penaforte Dias AL
06/10/2015 12h24 - Publicado há 8 anos
Wanderley Barbosa elogia participação de atletas de Palmas em competições nacionais
Koró Rocha / HD

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) apresentou requerimento que oferece votos de aplausos à Federação Aquática do Tocantins (Faeto), em função de vitórias conseguidas em Cuiabá, capital mato-grossense. Com 13 atletas, a federação conseguiu 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, fato que mereceu elogio do parlamentar. O grupo trouxe para Palmas ainda dois troféus na categoria júnior e o título de melhor índice técnico e performance da categoria.

Wanderlei repercutiu uma nota de repúdio divulgada pela Faeto contra a Prefeitura de Palmas. Segundo a entidade, o compromisso assumido pela administração municipal, na pessoa do prefeito Amastha, de auxílio à federação no deslocamento dos atletas a Cuiabá, não se concretizou. O parlamentar rechaçou a postura do prefeito que, segundo ele, há tempos vem errando no apoio aos desportistas da capital.

Para o deputado, Amastha poderia já ter melhorado a situação dos setores esportivos de Palmas, pois lida com altos recursos para a área, mas tem gastado de forma indevida as referidas verbas. “O prefeito deveria ter investido de forma mais justa nas modalidades, melhorado as estruturas dos espaços esportivos e ajudado as federações nas suas estruturações, mas preferiu adotar postura na contra-mão da melhoria do setor”, criticou Wanderlei.

Zé Roberto

Também da tribuna, o deputado Zé Roberto (PT) apresentou dados de que os recursos dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios cresceram mais de 300% de 2004 até 2014. O parlamentar apresentou valores que contrapõem manifestos de gestores municipais nesta semana, segundo os quais os recursos destinados aos municípios sofreram reduções nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff.

“Não estou dizendo que os municípios estejam nadando em dinheiro, mas que a situação melhorou para as prefeituras, bem como evoluiu a qualidade de vida durante esses anos”, afirmou Zé Roberto. Ele afirmou que, em razão dos programas governamentais, comunidades mais pobres como os assentados puderam comprar carros, motos e investir na produção devido à distribuição de renda.

Ele defendeu outro viés no debate, a saber, sobre o que impede os prefeitos de realizarem boas gestões. Para ele, o problema pode estar em fatores como a divergência entre o crescimento dos recursos e o das folhas de pagamentos, permitindo que as despesas cresçam mais que as receitas.

Valderez

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) destacou o movimento Outubro Rosa 2015, iniciativa que estimula a participação da população no controle do câncer de mama. A deputada disse que a mobilização é importante porque divulga ações sobre prevenção e detecção precoce da doença. Ela ainda saudou os idosos pelo seu dia, comemorado nesta quinta-feira, dia 1º. (Elpídio Lopes e Penaforte Diaz)